Os núcleos ou laboratórios de pesquisa estão localizados na UERJ e são constituídos por professores e estudantes da pós-graduação e graduação da UERJ. Eles permitem que os professores do PPCIS ofereçam treinamento especializado aos alunos de graduação ao incorporarem bolsistas de iniciação científica em núcleos ampliados de pesquisas. Uma das marcas que tem caracterizado o funcionamento do PPCIS, desde o momento de sua criação, é a estreita relação com as atividades concernentes ao curso de graduação.


Grupo de Estudos do Cristianismo – sala 9103F

Coordenação: Clara Mafra e Roberta Bivar Campos
Informações: http://www.estudosdocristianismo.wordpress.com

O Grupo de Estudos Cristianismo estabelece um campo inter-regional de pesquisa e discussão acadêmica sobre o cristianismo, reunindo pesquisadores do Rio de Janeiro (UERJ, UFRJ, UNIRIO e UFRRJ) e do nordeste (UFPE e UFPB). Desenvolve um trabalho de extensão universitária através do ‘Fórum de Debate sobre Política Patrimonial e Religiões’.

 

Grupo de Estudos sobre Família Contemporânea - GREFAC

Coordenação: Clarice Peixoto

Grupo de pesquisa/CNPq. Tem como objetivo promover debates sobre família e gerações de forma a incentivar as pesquisas sobre práticas e comportamentos das relações familiares. Realiza intercâmbio com o Centre d'Etudes sur les Liens Sociaux/CERLIS, Universidade Paris V-René Descartes.

 

Grupo de Pesquisa Arte, Cultura e Poder - sala 9023A

Coordenação: Myrian Sepúlveda dos Santos
Professores Associados: Carlos Eduardo Rebelo, Carmem Figueiredo, Geraldo Pontes Jr., Tereza Ventura, Victor Hugo Adler Pereira

Apoio: UERJ, CNPq (Edital MCT/CNPq 02/2009 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas) e FAPERJ (Edital Humanidades 2011)

Informações: http://www.artecultpoder.org

O grupo de pesquisa "Arte, Cultura e Poder", cadastrado no CNPq em 2008, foi formado a partir de um encontro interdisciplinar entre professores dos cursos de pós-graduação em Letras e de Ciências Sociais da UERJ, com o objetivo de melhor compreender as diversas formas pelas quais arte, memória e cultura se entrelaçãm com dinâmicas de poder. As representações têm ocorrido a partir da formação de bolsistas de iniciação científica, mestres e pós-doutores, bem como sob a forma de seminários e publicações.

 

Grupo de Pesquisa Imagens, Narrativas e Práticas Culturais - INARRA

Coordenação: Clarice Peixoto 
Informação: http://www.inarra.com.br

Grupo de pesquisa/CNPq. Focaliza seus objetivos no campo da antropologia audiovisual e procura estimular as pesquisas que usem a imagem (fixa e em movimento) como instrumento e linguagem de investigação para produzir e transmitir conhecimento. Realiza intercâmbio com o Laboratório de Imagem e Som em Antropologia/LISA-USP para estudantes de pós-graduação com pesquisa em antropologia visual.

 

Laboratório de Análise da Violência - LAV - sala 9103F

Coordenação: João Trajano Sento Sé e Ignácio Cano
Professores Associados: Moema Guedes e Doriam Borges 

O Laboratório tem os seguintes objetivos: a) formação de pesquisadores na área de violência, segurança pública e direitos humanos, através de cursos, seminários, palestras e grupos de estudo; b) realização de pesquisas especializadas, incluindo avaliações de políticas públicas; c) participação no debate público sobre estes temas, divulgando informações qualificadas e integrando diversos foros; d) prestação de serviços a instituições diversas (ONG's, órgãos públicos, organismos internacionais, etc.) na divulgação de informações qualificadas e na realização de estudos. O Laboratório está vinculado à graduação em Ciências Sociais e ao PPCIS, dentro da Linha de Violência e Políticas Públicas.

 

Laboratório de Dinâmicas Societárias - sala 9005B

Coordenação: Luitgarde Oliveira Calvalcante Barros

Projetos: Ofício de escritor: comunicação e projeto de Brasil em Nelson Werneck Sodré ; Catolicismo Popular no Nordeste: Padre Cícero e as Romarias de Juazeiro do Norte.

 

Núcleo de Antropologia e Imagem - NAI - sala 9103F

Coordenação: Patrícia Monte-Mór

Professores Associados: Marc Henri Piault, Márcia Leite, Rosane Prado, Sandra Carneiro, Emílio Domingos, Isis Martins, Midian Veloso, Fabiene Gama

O Núcleo de Antropologia e Imagem/NAI foi criado em 1994. Ele surgiu como um espaço dedicado a pesquisar e difundir as novas linguagens no campo dos registros etnográficos, mais especificamente no que se refere à pesquisa com a imagem. Articulando ensino, pesquisa e extensão, com diversos projetos, o NAI mantém um catálogo de filmes etnográficos, com mais de 800 títulos, em constante atualização, para consulta e empréstimo. Dispõe ainda de equipamento de filmagem e edição, em parceria com o PPCIS, para projetos da graduação e da pós-graduação (Laboratório de Edição NAI/PPCIS). Publica a revista Cadernos de Antropologia e Imagem, também com o PPCIS. O Atelier Livre de Cinema e Antropologia, curso de extensão dedicado ao diálogo da Antropologia com a Imagem também faz parte das atividades do Núcleo, assim como mostras de filmes e assessorias diversas no campo da antropologia visual.

 

CIDADES - Núcleo de Pesquisa Urbana - sala 9103-F

Pesquisadores Associados: Lia Rocha, Márcia Leite, Patrícia Birman, Paula Lacerda, Roberta Guimarães, Sandra Carneiro.

Criado em 2014, o CIDADES - Núcleo de Pesquisa Urbana reúne pesquisadores interessados nas dinâmicas de ocupação, produção de conflitos e sociabilidades no espaço urbano. O Núcleo está articulado à linha Estudos Urbanos e Percepções do Ambiente, do PPCIS, e à Oficina de Ensino e Pesquisa em Ciências Sociais do Instituto de Ciências Sociais da UERJ.

 

Núcleo de Estudos Quantitativos - QUANTIDADOS - sala 9103F

Coordenação: Ignácio Cano 
Professores Associados: Clara Araújo e João Trajano

A proposta do Quantidados é a formação de um banco de referências de dados agregados com ênfase nos aspectos sócio-econômicos e demográficos do estado do Rio de Janeiro. Do ponto de vista da formação de pesquisadores, o núcleo constitui-se como um investimento nas análises baseadas em survey e no diálogo entre metodologias de abordagens econométricas e qualitativas. Um desdobramento das atividades do Quantidados aponta para as atividades de extensão, nas quais a pesquisa aplicada se desenvolve tendo como referência as políticas de planejamento e intervenção direta nos campos temáticos de desigualdades e diferenças nas práticas sócio-políticas.


Núcleo de Estudos em Desigualdades Contemporâneas e Relações de Gênero - NUDERG - sala 9020A

Coordenação: Clara Araújo e Moema Guedes
email: nuderg.uerj@gmail.com

O Núcleo de Estudos em Desigualdades Contemporâneas e Relações de Gênero foi criado em 2006 e tem por objetivos estabelecer um diálogo teórico e empírico entre os temas da desigualdade e suas diversas faces contemporâneas, com foco particular sobre as mediações entre dimensões da vida social e as relações de gênero. Além disto, o Núcleo trabalha também com problemáticas tais como mobilidade social e desigualdades, cidadania e direitos e políticas públicas. O NUDERG congrega estudantes de pós-graduação, de graduação e professores e pesquisadores pertencentes à UERJ e também oriundos de outras instituições. Além das atividades de pesquisa e docência, o Núcleo possui interface com a extensão universitária e tem como um de seus objetivos a promoção de cursos e seminários para outros públicos de fora da UERJ, construindo, assim, um espaço de debates, reflexões e formação em torno das temáticas propostas. Entre os anos de 2008 e 2011 foram oferecidos dois cursos de extensão, Família, legislação e direitos e Introdução à Análise de Indicadores Sociais, construindo, assim um espaço de debates, reflexões e formação em torno das temáticas propostas.

 

Núcleo de Antropologia das Emoções - NANTE - sala 9001B

Coordenação: Maria Claudia Coelho e Claudia Rezende

O objetivo é a consolidação da área de antropologia das emoções através de diversas atividades, tais como a promoção de palestras com pesquisadores convidados, a realização de encontros para exposição/discussão de projetos de pesquisa em andamento e a organização de grupos de trabalho em reuniões científicas.

 

Núcleo de Estudos da Religião - NUER - sala 9103F

Coordenação: Márcia Contins
http://www.nueruerj.blogspot.com

Professores Associados: Cecília Mariz, Clara Mafra, Marcia Leite, Patrícia Birman e Sandra Carneiro.

O NUER articula pesquisa, ensino e extensão no campo dos estudos da religião, reunindo pesquisadores da Linha de Pesquisa “Religião e Movimentos Sociais em Perspectiva” onde se destacam pesquisas que entrelaçam o tema da religião com os de cidade, etnicidade, movimentos sociais, política e outros. Através de um conjunto atividades como organização de acervos, promoção de eventos e convênios, o NUER articula uma rede de pesquisadores. Oferece um suporte físico e institucional que permite manter, organizar e ampliar o acervo que já possui (doado pelo ISER) e compor acervo com os dados das pesquisas realizadas pelos professores da linha criando um centro de documentação de alto nível e qualificação sobre o tema “religião no Brasil”.

 

Núcleo Pró-Ilhéus - sala 9103F

Professores Associados: Myrian Sepúlveda dos Santos, Patrícia Birman e Rosane Prado

Desde 1999, são desenvolvidos na Ilha Grande (Angra dos Reis, RJ), onde a UERJ possui um campus, alguns projetos de pesquisa na área de Ciências Sociais, entre eles, uma análise sobre a violência inerente ao antigo sistema penitenciário, bem como estudos sobre questões recentes que envolvem ecologia, religião, turismo, e violência. Os projetos tornaram-se prolíficos, não só pelos resultados da pesquisa propriamente, mas também pelas trocas com diversos grupos interessados na Ilha Grande – envolvendo, além da academia, populações locais, ONGs e órgãos públicos. Assim sendo, associados aos projetos de pesquisa, há aqueles de extensão, que agregam bolsistas de graduação e pós-graduação trocando experiências. Destacamos a construção do site “Ilha Grande Humanidades”, um banco de dados que tem por objetivo disponibilizar trabalhos acadêmicos produzidos na área de ciências sociais/humanas referentes à Ilha Grande.

Oficina de Ensino e Pesquisa em Ciências Sociais - sala 9103F

Coordenação: Cecília Mariz

A Oficina pertence à estrutura do Departamento de Ciências Sociais e mantém uma interface com o PPCIS através de parte dos diferentes núcleos de estudo e projetos de pesquisa e extensão que abriga: NAI/Núcleo de Antropologia e Imagem; NEST/Núcleo de Estudos de Sociologia do Trabalho; NUER/Núcleo de Estudos de Religião; Pró-Ilhéus (projetos referidos à Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ); Grupo de Estudos do Cristianismo; Cidadania e Imagem, e Cinema Documentário. Visa promover, valorizar e divulgar a produção e o aprendizado dos alunos e professores da área, estabelecendo uma integração entre atividades de ensino, pesquisa e extensão, ao mesmo tempo em que uma conexão entre a graduação e a pós-graduação, conforme a proposta de cada um desses núcleos/projetos – dos quais constam neste site aqueles que guardam uma conexão direta com o PPCIS.